Introdução
Espertos, hiperativos, agitados, diabinhos e pestinhas. Estes são alguns dos adjetivos usados pelas pessoas para caracterizar crianças que de uma forma ou outra parecem ter uma fonte quase infinita de energia. São crianças que parecem sempre estar em movimento, que não conseguem ficar paradas mesmo que outras pessoas exerçam uma força enorme nesta direção. Nem mesmo os pais destas crianças conseguem fazer com que elas fiquem quietas. São estes, ou seja, os pais que mais sofrem com o comportamento inquietos destas crianças, são eles que passam o maior stress psicológico. Se de uma lado estão os professores, os familiares e a sociedade de um modo geral cobrando um comportamento mais calmo e sereno dos seus filhos. Do outro lado está a criança que se mostra resistente à todos os tipos de tentativa de mudar de atitude. Como se esta situação já não fosse suficiente, muitas vezes os pais ainda tem arcar com outros problemas como os prejuízos por danos causados à terceiros pelos seus "anjinhos" em algum acidente ou a conta do oropedista no caso deste dano ser feito contra eles próprios
Embora o assunto tenha sido tratado de uma forma leve no parágrafo acima, esta monografia é sobre um dos assuntos mais sérios e controvertidos da área educacional: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade conforme denominado na quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) da Associação Psiquiátrica Americana (APA). para facilitar a leitura, utilizaremos a sigla "ADD" (do inglês Attention Deficit Disorder) para nos referir à este transtorno ao longo do texto.
Talvez o maior problema que ocorra em relação à ADD está no fato de que o conhecimento sobre este transtorno seja muito pequeno na população leiga e até mesmo nas áreas médica e psicológica. Muitas das pessoas com ADD passam a sua vida inteira sendo acusadas injustamente de serem mal-educadas, preguiçosas, loucas, desequilibradas, temperamentais, etc... quando na verdade são portadoras de uma síndrome que simplesmente as fazem agir de maneira impulsiva, desatenta e as vezes até mesmo caótica.
O desconhecimento que existe sobre ADD tem um motivo: A demora para se reconhecer este transtorno como um problema neuropsicológico e a controvérsia sobre se realmente o ADD pode ser reconhecida como um transtorno por si próprio.
Neste trabalho nós tentamos reunir todas as informações que conseguimos coletar sobre os diversos aspectos deste transtorno, esperando que possa haver uma melhor compreensão do que seja ADD e quais os recursos disponíveis para o seu tratamento além de fornecer uma novas alternativas para a integração do indivíduo na sociedade.
Iremos começar por um histórico sobre a ADD, onde será contada o progresso da ciência na tentativa que compreender melhor este problema que acreditamos que acompanha a espécie humana desde o seu nascimento, mas que somente começou a ser entendido à menos de 20 anos.
Depois iremos passar pelas características clínicas do ADD, mostrando como se manifesta, quais problemas que causa, como o diagnóstico pode ser feito, quais as características da ADD quando interage com outros problemas; a sua etiologia e o que sabemos sobre o transtorno até o momento.
Em seguida iremos discutir os diversos tipos de tratamentos que existem e como estes devem ser feitos.
Iremos apresentar uma proposta para o ensino de crianças com ADD, defendendo a sua integração na escola normal, alertando sobre a necessidade de conhecimento por parte dos educadores, e propondo atividades que poderão ajudar estas crianças
Finalmente iremos concluir tudo que foi dito no trabalho.
Esperamos que o leitor tenha ao ler este trabalho a sensação de estar descobrindo e aprendendo coisas novas e com isto possa ter as suas opiniões e mais do que isto possa criar novas hipóteses, ter novas idéias para que o nosso conhecimento sobre ADD possa crescer ainda mais e, se tivermos sorte, diminuir o sofrimento daqueles que sofrem ou ainda irão sofrer com ADD.