Psicoterapia e Endocrinologia
As glândulas afetam o psiquismo e vice-versa O ser humano que sofre pode manifestar seus conflitos de várias formas. Emoções não elaboradas procuram encontrar suas vias de saída e podem eleger órgãos de choque para a expressão do que está reprimido.
A Psicoterapia poderá decodificar essas mensagens, trabalhá-las, torná-las inteligíveis para o ser adulto, liberar os órgãos para o desempenho de suas funções específicas, libertando o indivíduo para uma vida mais saudável e feliz.
Componentes emocionais são determinantes nas causas ou manutenção das patologias endocrinológicas, como por exemplo:
Nos distúrbios alimentares, os componentes emocionais precisam ser considerados nas causas ou manutenção dessas patologias. A alimentação há muito perdeu a sua finalidade original. Deixou de ser uma necessidade de sobrevivência para associar-se a outros símbolos nem sempre saudáveis para o indivíduo e seu meio.
O comprometimento psíquico nos casos de Diabetes, ou de doenças da tireóide, freqüentemente prejudicam a adesão do paciente ao tratamento médico.
Nas várias fases da vida reprodutiva feminina, os componentes psicológicos estão presentes. A menopausa sempre foi considerada como o encerramento da vida sexual da mulher. Hoje, os grandes avanços da liberação feminina, da reposição hormonal, do aumento da longevidade, convivem com a sensação de perda ainda associada a esta etapa.
Novas pesquisas e técnicas para o tratamento da infertilidade trazem para os casais possibilidades crescentes de superação dos distúrbios nesta área. Porém, tanto o insucesso quanto o sucesso das técnicas de fertilização, podem casar altos níveis de stress, que se refletirão no andamento do processo.
A abordagem médico-psicológica resulta em grande benefício para o paciente. Com a atuação conjunta entre o Endocrinologista e o Psicólogo, os pacientes recebem uma atenção mais abrangente e eficaz nos distúrbios que apresentam.
O Espaço Terapêutico Psique atende, sob forma individual ou grupal a adultos, casais e famílias.
Leia também: - Sexualidade Feminina
- Climatério
Psic. Simone Mello Suruagy