Comer Compulsivo - Uma reflexão
O comer compulsivamente é um comportamento estranho e hediondo, a semelhança do animal que caça sua presa e a esconde para, no momento oportuno, atracar-se com o alimento.
Muitas vezes em bando ou só, isolado, satisfaz ali não mais sua fome mas sua voracidade, até estar totalmente empanturrado, empachado. Mas sobrevivente.
Quem poderia pensar que tal “orgia alimentar” segue um padrão artquetípico em nossa natureza?
Os povos nômades europeus, só tinham disponibilidade de alimentos em determinadas épocas do ano, precisando nestes períodos acumular grande quantidade de gordura corporal sub cutânea para serem consumidas no período de carência alimentar que se sucedia.
Aqueles indivíduos que não conseguissem estocar esta reserva de gordura, morriam nos períodos de inverno.
Então, a Compulsão Alimentar é uma resposta de defesa do organismo a hostilidade do ambiente.
Nos dias atuais onde a disponibilidade de alimentos é muito grande nos centros urbanos, onde não necessitaríamos nem ter freezer para estocarmos alimentos dada a facilidade que são encontrados, o padrão de acumulação para reserva alimentar em virtude de possíveis momentos de carência nutricional, continua em nosso Inconsciente.
Podemos nos lembrar do evento de 11 de Setembro, onde a população de New York acabou com todo o estoque alimentar da ilha em três dias, fazendo estoques de alimento em suas residências.
O estocar nutrientes quando se sente medo e ameaçado, está enraizado em nosso Inconsciente, apesar de na atualidade ser um comportamento absolutamente desnecessário.
O Comedor Compulsivo seria então um indivíduo com medos Inconscientes não resolvidos que tenta livrar-se deles através da reserva de gordura.
Psicóloga Ana Suruagy Botto