Espaço Terapêutico Psique

Espaço Terapêutico Psique

  • Home
  • Quem Somos
  • Nossas Atividades
    • Atendimento Clínico
    • Atendimento à Escola
    • Atendimento à Empresa
      • Empresa Aposentadoria
      • STRESS no Trabalho
    • Atendimento Psicoterapêutico
    • Cursos e Palestras
  • Artigos
  • Contato

A Mente Argumentativa – Um estudo sobre o Pensamento Obsessivo


compulsive pensamento“Penetrar no pensamento obsessivo é caminhar junto a um imenso potencial que transborda sobre grande sofrimento.

Enquanto uma capacidade treinada, o sujeito pode desfrutar de uma percepção única e singular capaz de construir nações.
No entanto, enquanto uma qualidade não compreendida está sujeita a gerar no indivíduo estados limítrofes de desamparo e aprisionamento, isolando-o em um mundo interno de argumentações.”

A Mente Argumentativa

- Dra. Estes pensamentos não saem de minha mente. São como um redemoinho interno que me aprisiona. Ficam martelando, martelando. Preferia parar de pensar...

Para melhor compreender o pensamento obsessivo temos que perceber o indivíduo em suas particularidades e seu pensamento, entendendo ambos em seu curso próprio de desenvolvimento.

Esse eterno pensador desperta desde criança para uma realidade que o diferencia através de uma visão menos afetada, detalhada e questionadora dos acontecimentos.

Capaz de um mergulho profundo quando foca um objetivo adquire um distanciamento sentido como frio daquilo que considera de menor valor.

Ao mesmo tempo em que possui um imenso potencial para o trabalho, se vê passível de intensos períodos de desconstrução e fechamento. Explosão e contração, se implicado atinge uma intensa ação produtiva cercado de períodos de inércia e inatividade, não sendo assim linear em seu traçado produtivo.

Aliás, problemas profissionais e períodos depressivos são o que mais o levam a procurar a Psicoterapia.

A inércia de comportamento nunca significa uma pausa em suas argumentações de pensamento, ao contrário, muitas vezes são destas resultante.

Um detalhista nato é capaz de perceber mínimas alterações em seu em torno e demonstra forte dificuldade em se adaptar a essas mudanças.

Lógico e pragmático entende o mundo em categorias mas se aprisiona quando falham as vírgulas do pensamento, tendendo a generalizar a parte como o todo.

Fica então aprisionado na busca de uma nova congruência para seus pensamentos, repetindo, repetindo. Muitas vezes argumentações baseadas em falsos paradigmas que acabam sendo como pedras ao curso normal de seus pensamentos.

Como não é treinado a entender o fluir de seus pensamentos que o diferenciam de seus pares tende ao isolamento ou a uma relação social mediada e não espontânea.

Emocionalmente menos implicado, seus pensamentos correm sobre os fatos dentro de todas as possibilidades. O que em si se torna muito assustador para ele, gerando um leito de emoções e imagens escondidas e não compreendidas.

Apesar de um imenso potencial é o seu maior questionador característica que se bem aprimorada pode leva-lo a um alto grau de aperfeiçoamento pessoal ou, como na maioria dos casos, a uma eterna sensação de insuficiência.

Um realista ou um depressivo? Oscila entre as possibilidades.

É interessante observar o distanciamento entre a auto percepção e os feedbacks que recebe do meio. Reserva para si uma incredulidade depreciativa das opiniões que recebe.

Essa mesma mente que repete e engasga o argumento, possui um poder de criação e síntese ímpares.

São os grandes construtores e modificadores de nossa sociedade. Mentes que criam e constroem, necessitando de compreensão e treinamento em seu potencial de pensamento.

Psicoanalista Ana Suruagy Botto

Espaço Terapêutico Psique (C) 2025 Política de Privacidade
.

Login Form

  • Esqueceu seu usuário?
  • Esqueceu sua senha?